Será o início de uma revolução?

27 10 2011

No dia 15 de Outubro deste ano houveram em várias partes do mundo protestos contra a crise financeira e o poder econômico. Várias cidades do mundo participaram deste protesto, que teve como lema “Unidos por uma mudança global”. O dia de protestos teve início na Ásia e na Austrália, e ao todo os organizadores anunciaram marchas em até 951 cidades de 82 países.

Esse movimento teve seu início em setembro deste ano, quando vários ativistas americanos começaram a passar mensagens por redes de relacionamento via internet com o propósito de denunciar e lutar contra o que eles chamam de “ganância corporativa”. Esses são os ativistas que são ligados ao movimento Ocupe Wall Street, que há algumas semanas montou um acampamento em um parque de Nova York para protestar e chamar a atenção do mundo para sua causa.

Esta manifestação resultou na paralisação da Times Square, um dos cartões postais de Nova York, onde muitos turistas acabaram se juntando a multidão de mais ou menos 5 mil pessoas enquanto passeavam pelo local. O que mais chamou a atenção na manifestação, além do lema repetido várias vezes, “ganância corporativa”, foi o discurso do filósofo e crítico político Slavoj Zizek. Com palavras duras, Zizek criticou o modo de organização da sociedade atual, o corporativismo e o próprio sistema capitalista.

Aqui no Brasil, os indignados se reuniram nas principais capitais e protestaram também contra a corrupção na política brasileira, cada vez mais latente. Os manifestantes militaram ainda em prol da transparência dos governos, de um sistema democrático que represente melhor a população, pela defesa do meio ambiente, por meios de comunicação que atendam mais aos interesses públicos, e contra a discriminação racial, sexual e social.

Sobre este assunto, vale como dica: Devemos parar e pensar, como está a nossa situação com essa crise econômica? Como ela nos atinge? Você já parou para pensar?

 

Hellen Matias 2.1.B Noite

 


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: